Outsystems aumenta 30% a produtividade da FAPES

Cliente:

Fapes

Desafio:

Unificar sistemas com plataforma low-code, para integrar informações e facilitar a gestão de tecnologia da fundação.

Resultado:

Projeto entregue em menos de 90 dias: Unificação de sistemas relativos à gestão de empréstimos; Integração da Outsystems com o ERP; Equipes reduzidas e mais qualificadas; Maior controle sobre os processos; Redução de custos com manutenção de TI

Plataforma low-code imprime velocidade ao ecossistema de empréstimo e reduz custos operacionais da fundação

DESAFIO

O que uma empresa pode ganhar quando reduz um ecossistema complexo de aplicações para uma única plataforma?! Tempo, dados, produtividade e lucro. Foi exatamente o que o time da .add se propôs a fazer.

 

Uma das ideias foi substituir o mainframe da FAPES – Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES e unificar sistemas utilizando uma plataforma low-code, para integrar informações e facilitar a gestão de tecnologia da fundação.

SOLUÇÃO

Para garantir uma experiência positiva na jornada, a equipe da .add desenvolveu todo o ecossistema tecnológico relacionado ao produto empréstimo da FAPES.

Optamos pela tecnologia Outsystems, uma plataforma low-code com componentes inteligentes. Esta plataforma é ideal para a criação rápida de aplicações web e mobile.

Apesar da alta complexidade que a integração de funcionalidades da plataforma de empréstimo exigia, nosso time concluiu o projeto com excelência num prazo bem curto, e considerou todas as etapas envolvidas no processo, tais como:

  • Simulações: disponível para três modalidades diferentes de empréstimos;
  • Cruzamento de dados: adesão de empréstimos de acordo com o histórico do cliente;
  • Módulos: voltados para contabilização e capitalização do montante concedido;
  • Integração: com SAP em folha de pagamento;
  • Negociação: de inadimplência, e muito mais.

RESULTADO

O benefício imediato da adoção da plataforma low-code foi uma redução considerável dos custos operacionais, imprimindo ainda mais velocidade no atendimento aos clientes da FAPES.

Em pouco mais de 80 dias, consolidamos as integrações dos sistemas utilizando o Outsystems e deixamos um legado de Agilidade na Gestão de TI da companhia. Os resultados foram bastante expressivos:

  • Unificação dos sistemas relativos à gestão de empréstimos;
  • Integração do Outsystems com o ERP da companhia;
  • Diminuição de custos com manutenção de TI;
  • Maior controle sobre os processos;
  • Mais agilidade nas informações;
  • Equipes reduzidas e mais qualificadas

A plataforma Outsystems confere a agilidade que o mundo DevOps solicita, e pode apoiar a redefinição de processos e padrões tecnológicos, encurtando o caminho entre empresa e cliente, redirecionando esforços dos times e diminuindo custos a curto e médio prazo.